Luiz Francisco da Silva
Serviço de Divulgação da Coordenação diocesana
Iniciado em 1971, o Mês da Bíblia, por ocasião dos cinqüenta anos da Arquidiocese de Belo Horizonte. Em 1985, com a presença da Conferência Nacional dos Bispos e da Federação Bíblica Católica Latino-Americana e Caribenha, estendeu-se ao âmbito nacional e a outros países da América Latina.
Neste ano de 2011, completando 40 anos da criação do mês dedicado à Bíblia, a proposta para o mês de setembro é o estudo de alguns capítulos de Êxodo, a saber, Ex 15,22__18,27, com o tema:“travessia - passo a passo, o caminho se faz” e lema:“aproximai-vos do Senhor”.
O Êxodo é um dos eventos fundamentais de Israel e fundamental para a fé bíblica. É um acontecimento que perpassa a Bíblia e que nos indica, a cada momento, a ação libertadora de Deus em favor do seu povo e a certeza de sua presença constante, nos inúmeros êxodos da nossa vida. Portanto, estudá-lo é retornar às nossas origens, é reafirmar em nosso interior a fé num Deus que escuta o clamor do povo, vê sua aflição e desce para libertá-lo.
Ex 15,22__18,27 está estrategicamente localizado: está depois da travessia maravilhosa do Mar dos Juncos, da derrota do exército do faraó (Ex 13,17__14,31) e do canto de vitória de Mirian e Moisés (Ex 15,1-21); e antecede a Aliança com o Senhor no Sinai (Iahweh) (Ex 19__24).
Nestes capítulos, nos defrontamos com as dificuldades, as crises e as dúvidas do povo na longa marcha pelo deserto. As primeiras dificuldades são referentes à escassez de recursos básicos, como a falta de água (Ex 15, 22-27; 17,1-7) e de alimento (Ex 16, 1-36). As demais são causadas por inimigos externos, como os amalecitas (Ex 17, 8-15); e por problemas internos, como a centralização do poder (Ex 18,13-27). Episódios chamados de “tradição do deserto”.
O Livro do Êxodo e, principalmente, os textos escolhidos para o estudo no mês da Bíblia de 2011 são, do ponto de vista teológico, capítulos profundamente ricos. É por meio deles que percebemos a presença proveniente de Deus, que acompanha o seu povo, e a liderança de Moisés, que como um pastor o conduz pelo deserto.
Neste ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil propõe uma ligação entre o Ex 15,22_-18,27 e o estudo da Iniciação Cristã. Por isso, a proposta é estudar simultaneamente os textos escolhidos do livro do Êxodo e relacioná-los com passagens que tratam da mesma temática no Novo Testamento, a fim de refletir sobre alguns pontos da iniciação cristã, como os sacramentos ou a vivência em comunidade.
(síntese do subsídio: Aproximai-vos do Senhor – estudo do Êxodo. Editora Paulinas.2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário